Neste projeto tecnológico, o objetivo foi desenvolver um modelo computacional,baseado no paradigma da programação multiagentes com o uso da plataforma Netlogo, voltado para o estudo e ensino dos fenômenos envolvidos na transferência de conhecimento em redes de empresas. A base conceitual para descrição da dinâmica de trocas de conhecimentos é a teoria das capacidades absortivas. No modelo, dependendo dos valores dos parâmetros, que uma rede baseada em trocas de conhecimentos pode se tornar rica, com um grande número de relações de troca, ou convergir para a eliminação da maior parte das empresas, o que leva à formação de uma estrutura do tipo oligopólio, onde apenas poucas empresas detentoras de conhecimento conseguem continuar a agir no mercado.

Resumo: Este modelo foi desenvoldido com base no artigo abaixo. O artigo descre a teroia envolvido assim como os parâmetros do modelo.

FIGUEIREDO, Júlio César Bastos de, O Uso de Simulação Baseada em Agentes no Estudo da Transferência de Conhecimento em Redes: Uma Abordagem Baseada na Capacidades Absortivas, Anais do XXXVII EnANPAD. Encontro da ANPAD, Rio de Janeiro. v.1. p.1 – 15, 2013. (download)

Para iniciar: SETUP -> GO